A IMPORTÂNCIA DA MEIA ANTITROMBO

As meias antitrombo são utilizadas para auxiliar na prevenção de Trombose, em pacientes que sofrerão um processo cirúrgico, pacientes acamados e ou com mobilidade reduzida.

Para procedimentos cirúrgicos com duração acima de 2 horas, são recomendados o uso das meias antitrombose, também chamadas de meias anti embolia.

Nos casos de cirurgias e pacientes acamados, devido a mobilidade reduzida, o retorno venoso é comprometido tendo sua funcionalidade prejudicada, o que dificulta o retorno sanguíneo ao coração. Este fato possibilita a formação de coágulos/trombos, através do trabalho lento da corrente sanguínea. Tamanho a importância das meias de compressão que a falta de seu uso correto pode ocasionar diversas complicações a saúde, podendo levar se não tratada a óbito.

A utilização e tempo indicado para cada paciente é de acordo com seu médico. Porém na maioria dos casos é utilizada no ato cirúrgico e pós-operatório. Alguns médicos recomendam começar a utilização, no ato da internação, mesmo o paciente passando pelo processo cirúrgico horas mais tarde. E a permanência de seu uso vai depender do protocolo médico e do perfil de cada paciente.
As bombas pneumáticas/perneiras também costumam ser utilizada nos ato e pós cirúrgico imediato, assim como a meia é uma segurança a mais para o paciente que acaba de passar por um procedimento, mas vamos deixar para falar especialmente delas em um próximo artigo.

Conforme estudos de alguns médicos vasculares preconizam que a trombose pocorrer até 15 dias após o ato cirúrgico. Por este motivo mesmo após o procedimento é muito importante continuar a utilização da meia até a liberação médica.

A meia pode ser utilizada 24 horas por dia, sendo tirada apenas para tomar banho. Todos os modelos têm a ponteira aberta (parte dos dedos) para inspeção, ou seja, é por onde podemos averiguar se está tudo bem com a circulação, se tem a presença de algum inchaço anormal ou coloração.

Elas podem ser encontradas nos modelos panturrilha (3/4) ou meia coxa (7/8), além de ter como característica a compressão entre 18 e 23mmhg. Podem ainda ser estéril ou não estéril.

Para aquisição da meia é de extrema importância estar atendo a suas medidas. Por este motivo ao efetuar a compra precisa ser realizada a medição correta da circunferência da perna e analisada em tabela fornecida pelo fabricante. Uma meia comprada com tamanho errado não atenderá a necessidade do paciente e ainda pode trazer diversas complicações para saúde. Cuidado com meias emprestadas nem sempre elas estão no tamanho ideal e não farão a compressão necessária nas pernas para o correto retorno venoso.

Quer saber mais? Deixe suas dúvidas nos comentários!!

Até a próxima!!